Obrigada Mette Jensen

 

O seguinte texto foi apresentado por Júlia Varley durante uma celebração da vida de nossa querida amiga Mette Jensen, no dia 02 de Março em Holstebro, Dinamarca.

 

Querida Mette,

Tanta coisa ainda por dizer. Pensamos que teríamos mais tempo. Principalmente para dizer obrigada, obrigada, obrigada.

Há apenas 10 dias atrás um pesquisador brasileiro visitando o Odin Teatret me pediu para dizer olá para você. Lembrou-se de ter ficado em sua casa há vinte e cinco anos e queria te agradecer. Você o fez se sentir em casa. Você sempre abriu sua casa para visitantes que por você poderiam ficar por dias, semanas, meses. Mesmo que você não falasse nenhum idioma que pudesse ajudá-la a se comunicar, você fez todos se sentirem em casa com seu entusiasmo e sorriso. Você tem muitos amigos em todo o mundo. Quando Sandra e Antonella do Teatro OM chegaram ao primeiro Festival Transit em 1992 e eu tive que encontrar um lugar para elas dormirem, elas te conheceram pela primeira vez e, desde então, você e sua mãe se tornaram sua família dinamarquesa. Todas nós sentiremos a sua falta.

Mette Jensen at the 2016 Transit Festival; photo by Paulo Vallejo.Você representa o coração do Festival Transit e é muito difícil pensar em fazer uma nova edição sem você lá. No filme sobre Transit, há um momento em que você aparece e diz: "Sim, estamos aqui para dar café, chá e comida, e para sorrir". Mesmo quando a vida era dura para você, você sempre teve coragem e força de vontade para manter seu bom humor e sorriso. É uma lição para todas nós.

Você estava sempre pronta para ajudar, mesmo que significasse carregar pratos sujos no seu rolador (andador). Você iniciou o grupo Amigos do Odin, os voluntários, que nos ajudaram no Transit, Festuge, Odin Week Festival, Centaur Village, aniversários e tantas outras atividades. Sempre que ligávamos você vinha imediatamente. Só almoço de domingo estava fora de cogitação porque você ritualmente visitava sua mãe de 94 anos. Você nos ajudou a estabelecer os Arquivos do Odin Teatret passando horas e horas classificando recortes de jornais em todas as línguas. Você era espectadora regular das nossas performances. Você estava presente nas nossas vidas. Alguém me perguntou quanto eu te conheci pela primeira vez. Eu não sei, desde que cheguei na Dinamarca em 1976 é como se você estivesse lá.

Elena tocou seu violino, Sandra cantou, então Iben e Kai, e todo o Odin. A música era uma forma de dizer adeus tentando transmitir todos os nossos sentimentos.

Estou pensando no tempo que não aproveitei e prometo a você sorrir mais e continuar fazendo o impossível possível e das mais humildes tarefas uma ocasião para estar junto com outros.

Com muito amor de todas as Magdalenas,

Julia

 

  Julia Varley thanks Mette Jensen and other volunteers at the 2019 Transit Festival. Photo: Lyn Cunningham.

 

Agradecimento especial para o Arquivo do Odin Teatret e Pablo Vallejo pela imagem de Mette que foi tirada no Valhalla no Odin Teatret em junho de 2016 durante o Festival Transit 8. Também à Lyn Cunningham pela imagem de Julia agradecendo e dando presentes para Mette e alguns voluntários/Amigos do Odin no banquete final do Transit 9, em junho de 2019. 

 

Text translated from English by Janaina Matter.