MOSTRAS

 

Às vezes, é só quando você o solta que percebe que está prendendo a respiração.

 

Acordei hoje, ainda entusiasmada com a posse de ontem, saciada pelo espetáculo primorosamente trabalhado da propaganda americana. Em nosso lar americano-britânico-europeu aqui em Londres, este era um unguento há muito esperado. Enquanto a pompa e a cerimônia de ontem se desenrolavam, o mesmo acontecia com um roteiro imaginário, ligando a família, amigos e lugares que eu visitaria novamente nos EUA, uma vez que a viagem se tornasse possível. Esse foi o cenário do feriado de ontem; hoje estou de volta ao trabalho. É a mesma localização física, é claro, apenas uma mentalidade diferente.

The Showings of Julian of Norwich - book coverEmpoleirada na minha mesa está um calendário de 365 dias com citações positivas para 2021, um presente de Natal de minha irmã. Virar a página revela que hoje é o dia 21 de 2021. Digo os números em voz alta, mas sem convicção: a crença é um componente necessário da transformação. Há uma ilustração gráfica de tulipas fora da estação, junto com uma citação de Julian of Norwich. Eu nasci e fui criada em Norwich e fui bem escolarizada em Julian. Ela era uma mística cristã que viveu em Norwich de 1342-1416 e é mais conhecida por suas ‘Revelations of Divine Love’ (Revelações do Amor Divino), originalmente intitulado (por Julian) como ‘Showings’ (Mostras). Prefiro o talento performativo do título original. É o primeiro livro em inglês escrito por uma mulher.

O que, ouço você perguntar, o que um calendário giratório de 365 dias de citações positivas transmite de Julian, a mística de Norwich do século 14, às Magdalenas, neste dia 21 no ano 21 do século 21? Estou feliz que você perguntou, é assim:

Tudo ficará bem,
E tudo ficará bem,
E todo tipo de coisas ficará bem.


Normalmente suscetível à repetição, o "bem" começa a ficar preso na minha garganta, como um pedaço de torrada sem manteiga.

Karla Ptáček
Londres, 21/01/2021
www.artificialstage.com

Leia a postagem completa aqui (Inglês).