"Dancem, dancem, senão estaremos perdidos"

Queridas Magdalenas,

Estou escrevendo de Salento - sul da Itália - Apúlia. 

Eu moro aqui com minha família em uma pequena casa à beira-mar; é a segunda primavera que passamos aqui e ainda estamos em uma espécie de confinamento. O ano passado voou, foi rápido, mas intenso. 

Tenho experimentado vários pequenos prazeres durante esse tempo: ver minha filha desabrochando na adolescência; terminando alguns livros - muitos livros; adormecido; cuidando da colônia de trinta gatos aqui em Novaglie, depois que a antiga “senhora dos gatos” faleceu. 

Para ser sincera, durante os primeiros meses do lockdown de 2020, não senti falta de dançar e não tentei dar continuidade a workshops e laboratórios, interrompidos pelo COVID, mesmo que fosse possível continuar ensinando e orientando pelo Zoom. 

Maristella MartellaEm dezembro de 2020, a minha associação Tarantarte foi convidada pela administração regional a criar uma versão online da residência artística que fizemos nos anos anteriores no nosso Centro Cultural Ex-Macello: Tentei usar o melhor que pude os instrumentos tecnológicos e comecei a experimentar a dança no vídeo: não parti do ritmo e da unanimidade, comecei a desenvolver trabalhos a partir do que aparecia no vídeo: o tórax, o olho, a pupila, os dentes, as linhas das mãos, as rugas, as formas feitas por nossas camisetas quando as colocamos sobre nossas cabeças, como se estivéssemos criando imagens embrulhadas. Decidi continuar este trabalho online após a residência com um grupo de 20 bailarinas, cada uma da sua sala, numa espécie de unanimidade virtual. 

Outra coisa aconteceu durante esses meses: criei uma nova performance, para um formato teatral online. Tentei misturar linguagem e narração dançante nas histórias de quatro mulheres e suas constrições. Mesmo que eu não tenha decidido isso desde o início, “Veleno” fala sobre a inquietação e preocupações que vivemos.

 Maristella Martella
Salento
maristellamartella.it

Links: www.youtube.com/watch?v=MReKEm13TOw
Veleno: www.youtube.com/watch?v=JqyvAY9bZPg

"Dancem, dancem, senão estaremos perdidos" Pina Bausch.

Leia o post completo en Inglês.

Traduzido por Janaina Mattar.

Veleno - Maristella Martella