A contínua evolução do Projeto Magdalena ...

Ser capaz de se adaptar às mudanças é um dos fatores que contribuíram para a longa e diversificada história do Projeto Magdalena. Ao longo de 33 anos, o projeto evoluiu de acordo com as necessidades da rede em momentos e locais específicos. Agora, outra mudança sutil está ocorrendo, em um nível estrutural que a maioria da rede nem percebe, mas que levanta questões e oportunidades importantes para o futuro do projeto.
 
Em 1993, o Projeto Magdalena foi registrado como (equivalente à) uma ONG sem fins lucrativos no Reino Unido. Isso deu à organização uma estrutura legal apropriada para suas atividades, administração e finanças naquele momento. O Projeto Magdalena organizava regularmente eventos no País de Gales, e os objetivos da ONG baseavam-se nessa atividade. Muitas coisas mudaram desde então e agora ficou claro que a ONG do Reino Unido não é mais a melhor estrutura para o Projeto Magdalena como uma rede global.
 
O festival de 25 anos Legacy and Challenge (Legado e Desafio), realizado em Cardiff em 2011, foi o último evento realizado pela ONG no Reino Unido. Desde então, as atividades da ONG mudaram para apoiar a rede internacional, concentrando-se especificamente no desenvolvimento e manutenção contínuos do site do Projeto Magdalena, que se tornou a ferramenta central de comunicação e organização da rede e atende a comunidade global do Magdalena. Um apelo anual de doações gera fundos para os custos necessários do site e foi gerenciado através da ONG sem fins lucrativos do Reino Unido, mas isso significa que uma proporção significativa das doações deve ser usada para pagar um contador para cumprir as obrigações legais da ONG.
 
Portanto, depois de muita investigação e deliberação, as administradoras tomaram a decisão de fechar a ONG. Isso não terá um impacto perceptível na rede internacional, mas abre as perguntas: que tipo de estrutura o Projeto Magdalena realmente precisa? E como podemos criá-la? Como uma rede internacional grande, solta e de baixa renda, é essencial que qualquer estrutura administrativa seja mantida o mais leve e mínima possível. No mínimo, precisamos ter uma maneira de organizar e gerenciar adequadamente a coleta de doações e o pagamento dos custos do site. Uma idéia é estabelecer um pequeno grupo internacional informal para cuidar disso.

Se você tiver idéias, tempo e entusiasmo, entre em contato com Jill Greenhalgh: jill [at] themagdalenaproject.org.