Transit Próximo Fórum: fundação da associação


No dia 3 de dezembro de 2021 foi realizada uma reunião oficial no Holstebro Art Museum para a criação da associação Transit Next Forum - Teatro e Mulheres, com sede no município de Holstebro, ativo na Dinamarca, e com estreito contato internacional com The Magdalena Project e sua rede.


O objetivo do Transit Next Forum é criar oportunidades para as mulheres no teatro e aumentar a conscientização sobre a contribuição das mulheres para o teatro contemporâneo. Os meios utilizados serão:

Transit Next Forum

1.     realização de um festival internacional de teatro para e com mulheres a cada três anos;

2.     organização de festivais de teatro, palestras, publicações, cursos, espetáculos, encontros, eventos culturais, artísticos e de debate;

3.     difundir conhecimentos, trocar experiências e promover contatos e oportunidades para mulheres que trabalham com teatro também em condições isoladas.


O Conselho de Administração é composto por Julia Varley, Lene Højmark, Luciana Bazzo e Dorthe Kærgaard. Também estiveram presentes na reunião de fundação Lisbet Gormsen, Anne Savage e Antonia Cezara Cioază.

O Transit Next Forum é o marco oficial para os futuros  Transit festivals seguindo a tradição estabelecida desde o primeiro Festival Transit em 1992 e dará maior continuidade às atividades em conexão com a rede The Magdalena Project.

Aqueles que desejam ser membros do Transit Next Forum e desta ou de outra forma apoiar a associação podem escrever para info@transitforum.dk

O Transit Next Forum está atualmente a preparar a 10ª edição do Festival que se dará no Nordisk Teaterlaboratorium-Odin Teatret, Holstebro, Dinamarca, de 3 a 12 de junho de 2022. O tema do FESTIVAL TRANSIT 10 é O ESPLENDOR DAS IDADES - TEATRO, MULHERES, CORAGEM.

Para mais informações e inscrições, consulte www.transitforum.dk ou escreva para info@transitforum.dk

Transit Next Forum founding meeting

BREVE HISTÓRIA DO FESTIVAL TRANSIT

Trânsito 9 (12-23 de junho de 2019)
Esperança em Ação - Teatro, Mulheres, Vontade
O programa Transit 9 aumentou o senso de esperança para o futuro do artesanato teatral em uma crise de tempo e desilusão, quando a voz das mulheres pode contribuir com um ponto de vista alternativo.

Trânsito 8 (1-12 de junho de 2016)
Beleza como uma arma - Teatro, Mulheres, Conflito
Transit 8 combinou a palavra 'beleza' com 'arma' para questionar como o conflito pode resultar em uma mudança de tensão, uma luta para aprender, uma afirmação de generosidade.

Trânsito 7 (28 de maio - 9 de junho de 2012)
Risco, Crise, Invenção
No fazer teatral, a crise, o risco e a invenção são passos essenciais em qualquer processo criativo que exija rigor e empenho.

Trânsito 6 (2 - 16 de agosto de 2009)
Teatro - Mulheres - Na Periferia
Transit 6 convidou performances que estão geograficamente e artisticamente localizadas na periferia.

Trânsito 5 (18 - 28 de janeiro de 2007)
Histórias a serem contadas
As histórias precisam ser contadas para dar rosto e voz a pessoas cuja identidade de outra forma seria definida apenas por números.

Trânsito 4 (15 - 25 de janeiro de 2004)
Raízes em trânsito
Transit 4 propôs uma imagem de raízes ativas, germinando, brotando que apontam para fora, para frente e para cima.

Trânsito 3 (18 - 28 de janeiro de 2001)
Teatro - Mulheres - Gerações
Transit 3 explorou o que e como podemos aprender uns com os outros e quais experiências podem ser compartilhadas entre as gerações.

Trânsito 2 (2 - 9 de novembro de 1997)
Teatro - Mulheres - Política
Este Festival foi uma ocasião para encontrar mulheres praticantes de teatro, artistas, intelectuais e académicas que, de diferentes formas, estão engajadas política ou socialmente.

Trânsito 1 (1 - 5 de novembro de 1992)
Diretores e os Padrões Dinâmicos dos Grupos Teatrais - O que as Mulheres Propõem?
Transit 1 deu continuidade ao debate iniciado no The Magdalena Project sobre mulheres e direção teatral.

 

*Tradução Janaina Matter