A vingança dos Arapedes

Hoje podo as rosas e as buganvílias. Depois de dois confinamentos, dois toques de recolher e dez meses sem poder apresentar em público, o jardim está maravilhoso.

Nunca parei de trabalhar, escrever, criar. É difícil sim, é difícil, mas eu sei disso e vejo que na minha cidade, no meu país e em outros lugares, a situação de alguns é bem pior que a minha. Há números, o mercado de ações vai bem, nesta crise de saúde 10% dos mais ricos aumentaram sua riqueza e as desigualdades se agravaram. Como de costume, os maiores perdedores nesta história são os mais precários, os mais pobres.

Não posso ficar ofendida como meus colegas artistas, rotulando a cultura de "não essencial". Por muito tempo neste microcosmo de pequenas empresas,

 os artistas "não oficiais", não reconhecidos pelas instituições culturais ou pelo mundo autoproclamado da cultura, foram considerados não essenciais, acessórios, marginais e, portanto, somos pouco programados, divulgados e pagos. Para todos esses artistas, a luta para existir e viver da profissão é um combate que começou muito antes desta crise. E nessa luta desigual, com raiva de seguir nosso caminho artístico, desenvolvemos estratégias artísticas de sobrevivência.

Tenho ganho a vida como artista há mais de 40 anos e há 30 anos criei a minha própria empresa, a Voix Polyphoniques. Um caminho que aqui é considerado muito atípico, os subsídios culturais nunca chegaram a 20% da minha atividade total, mas me ajudaram. Para sobreviver desenvolvi desde o início vários campos de atividade: criação e divulgação, mas também formação, projectos culturais com escolas e centros sociais, formação profissional, regência de coros e trabalho com amadores. Para mim, todas essas atividades sempre fundaram o lugar do artista na cidade, no território: que o artista não só existe no teatro, mas vai a todos os lugares onde a cultura não tem lugar. Não me esqueço que esta abordagem que permitiu a sobrevivência da minha empresa (a venda de espectáculos não era suficiente para pagar todos os artistas), não me esqueço que esta abordagem há 20 anos era desprezada. Éramos os artistas "não bons o suficiente" porque trabalhávamos com amadores, porque fazíamos arte social e não apenas arte simples. Não me esqueço que naquela época, o sindicato dos artistas queria tirar o meu direito de trabalhar como artista profissional porque também dirigia amadores !!!

Todos esses compromissos que também eram estratégias de sobrevivência, hoje se tornaram o DNA de qualquer política cultural na França, onde agora temos que liderar a criação em todas essas frentes!

Não, não estou preocupada com essa indignação com a "cultura" considerada não essencial! Já se passou muito tempo desde que fui considerada não essencial em meu país!
E isso me ensinou a trabalhar a todo custo, sem buscar reconhecimento a todo custo, nem aprovação aos olhos dos colegas, trabalhar porque era essencial para mim e ainda é.A 

Aqui na Provença existe um pequeno molusco chamado “arapède” (patela, craca) que gruda nas rochas e é impossível de se desprender. Vejo todas essas empresas, esses artistas, esses "pequeninos" agarrados à rocha como "arapèdes", pois aprenderam a sobreviver à crise, à rejeição, à indiferença e resistem.

Desde março, tudo foi cancelado, shows, festivais, shows e adiados e cancelados e adiados e cancelados ... Mas: Transformamos um show com 100 crianças, que foi programado no

Teatro Odeon de Paris, em um livro com as músicas, com o texto, as fotos, os desenhos das crianças e entregamos a eles. Ao final do primeiro confinamento, gravamos as músicas do show com as crianças. 

Escrevemos um diário com os cantores que não sabiam cantar e publicamos. Gravamos as músicas com os coristas, cada um em casa com um fone de ouvido, na frente do celular, editamos e colocamos online no youtube. Criamos um filme de 8mn com as gravações de cada uma falando sobre sua trajetória como showgirl. Durante 3 residências ensaiamos o espetáculo “Opératorio. A voz da linguagem ”prevista para junho de 2021 em Marselha

. Preparei 13 pedidos de bolsas ou ajudas à criação. Com "La Belle équipe" (5 cantores), ensaiei e dirigi a nossa próxima criação "Song / jeux" marcada para março de 2021. Inventei um projeto de festival que vai começar em março "Ne venez pas!" (Não venha) com 20 coros que vão cantar ao mesmo tempo em Marselha, uma vez por mês, para as pessoas em casa, nas varandas ou nas janelas.

Continuei trabalhando no meu instrumento: a voz, quase todos os dias, quase. Escrevemos e publicamos um livro de receitas durante o segundo confinamento, sempre com os coristas, ainda sem conseguir cantar. Entre dois bloqueios, tornei-me avó pela segunda vez e fui a 2 funerais. 

Nossos anciãos passaram por 2 guerras e pandemias, no mundo em que nossos contemporâneos também estão passando por guerras, devemos a todos eles manter a nossa rocha. Recentemente, descobriu-se que os “arapèdes” limpam as rochas do litoral comendo microalgas. Um equilíbrio ecológico invisível!


Não nos esqueçamos de podar as roseiras e cuidar dos nossos jardins. 

Brigitte Cirla
Marsella, Francia