Empoderamento coletivo atravessando fronteiras

O festival Internacional de Mulheres no Teatro
em Frankfurt am Main – Alemanha.

O ano de 2020 me ensinou a enfrentar
o medo e nao desistir do Teatro.

 

Enquanto escrevo este texto, imagino um e-mail chegando em casas diferentes, em corpos diversos e em contextos que vão muito além da minha imaginação. Eu não sei se a pessoa que está lendo está sentada, deitada, de pé, ou se está rapidamente lendo esse e-mail entre centenas de outras informações do mundo virtual... Mas eu gostaria que voce estivesse comigo no curto espaço /tempo que este e-mail chegar até voce.

Estou escrevendo para compartilhar os desafios que tivemos com a realização do IV. Internationales Frauen* Theater-Festival durante a pandemia este ano. O festival possui realização anual desde 2017 e vem se estabelecendo como uma plataforma feminista de encontro entre artistas, ativistas e interessadxs com o Magdalena project. Neste ano, tivemos que adaptar quase todo o programa à area externa da nossa associação Protagon e.V.  para atender às normas de higiene e evitar a aglomeração de pessoas e possível propagação do vírus. As restrições, que no primeiro momento geraram resistencia e desanimo, nos levaram a criar novos formatos e expandir as fronteiras artísticas e físicas do festival.

A curadoria foi realizada através do eixo temático do feminismo interseccional. Os espetáculos, concertos, roda de conversa e o Simpósio, foram filmados e reproduzidos na internet em tempo real, no site do festival. Realizamos algumas oficinas ao ar livre mas também nas salas de trabalho, respeitando o distanciamento físico e a manutenção da circulação de ar fresco. Criamos também um espaço exclusivo para trabalhos produzidos durante a pandemia, a caixa de Pandora foi um container que utilizamos para montar instalações e video-performances criados por mulheres em quarentena no Brasil e na Alemanha.

O festival recebeu também a estréia do projeto Women Performing Europe - The Magdalena Project Across Borders, patrocinado pelo programa Erasmus + da União Européia. O projeto consiste no intercambio de experiencia , criação e pesquisa artística entre mulheres gestoras das associações : Protagon e.V. - Alemanha, Odin Teatret - Dinamarca, Teatro Núcleo- Itália e Teraz Poliz- Polônia. As atividades do projeto irão durar até 2022 e, neste momento, estamos planejando formas de contornar a crise sanitária nestes países para seguir com a execução do projeto. Por meio desta parceria, estamos aprendendo mais uma vez a ressignificar os desafios que as fronteiras nos impõe. Em breve mais informações sobre o projeto europeu estarão disponíveis no site.

Barbara CarvalhoAssim, o distanciamento entre nós é físico e não social ou emocional! Que sigamos juntas, conectadas e fortalecendo-nos umas as outras, para entrar em 2021 com os pés no chão, mente e corpo abertos para (re)existir como mulheres criadoras!

Bárbara Luci Carvalho
Diretora artística
Internationales Frauen* Theater Festival -Frankfurt am Main

Foto de abertura do festival com o espetáculo Ave Maria de Julia Varley.
Fotógrafa Katharina Dubno.