Magdalena3

Reinvenções
31 March 2014 to 6 April 2014
Venue: 
Telón de Arena, Colegio de la Frontera Norte, Colegio de Chihuahua y Universidad Autónoma de Cd. Juárez
Tags: 
Onde continua o processo de dignificação? Heroica Cidade Juarez, Chihuahua, México.

Documentation


Statement 

Para nós, The Magdalena Project significa um lugar de encontros: com os aportes pessoais, aqueles de uma inexplicável beleza, com a transmutação, com o desdobramento das máscaras cotidianas, com a fé, com os pântanos, com a diferença, com a solidão inexplicável; nossas buscas e necessidades que nos fazem tão particularmente diferentes, porém também faz que atuemos com ternura a uma irmã aparentemente estranha e seu universo irrepetível que à vez está envolto nesta rede que nos une. Esse é o legado de 28 anos de trabalho incansável outorgado pelas mestras Magdalenas e que nos compromete a realizar ações concretas y visíveis.

Na cidade de Cardiff, Gales, no ano 2011, durante a celebração dos 25 anos de Magdalena, sob a temática: Legado e Desafio (Legacy and Challenge), surgiu a necessidade de responder com rigor e responsabilidade a tanta generosidade com a que se ha estado forjando este legado, criando uma terceira geração de Magdalenas: Magdalena3.

E, justamente, de dentro do contexto de nosso plano de ação é que quisemos organizar nesta oportunidade o encontro Magdalena3: Reinvenções, onde queremos compartilhar e refletir sobre a arte como um potente catalizador da sociedade que nos clarifica a consciência dentro do contexto de Cidade Juarez.

De onde começa a criação? Quais são as motivações de uma artista para criar? Como constrói seu mundo? O que restou do fogo, das necessidades artísticas, das dúvidas, de uma cidade com tanto sangue? Como se constrói uma linguagem pessoal? Quais são nossos espaços de resistência política, cultural e social que se fazem necessários nesta cidade? Como uma mestra ensina a aprender e um aprendiz assume a responsabilidade de receber este legado? Sabemos que são muitos interrogantes, que abrirão a sua vez novas perguntas e inquietudes. Cremos que é importante dar-nos a oportunidade de compartilhar, em meio à voracidade desta cidade.

Formará parte do programa: a Celebração dos 30 anos de carreira artística de Verónica Leiton (Chile – México), o Concerto de Iliana Vasileva (Bulgaria), a Performance de María Sánchez (Chihuahua, México), apresentações de teatro da Companhia Telón de Arena (Cd. Juárez, Chih.) e de Triskel Artes Escénicas (Chile); leituras de poesia de Arminé Arjona (Cd. Juárez, Chih.), o encontro com as artistas e conferências do Grupo Nora, Jissel Arroyo e Guadalupe de la Mora (Cd. Juárez, Chih.), assim como, o Seminário “Re-conhecer-se Desprender-se” (Uma ausência muito presente) ministrado pela investigadora teatral chilena Carolina Pizarro, uma das fundadoras desta terceira geração de Magdalena: Magdalena3

As instituições e organizações envolvidas no projeto são: a Universidade Autônoma de Cidade Juarez, que apoiará com logística, publicidade impressa do evento, assim como, apoio de pessoas de serviço social no dia das conferências, para assim cumprir com os requerimentos de contagem de participantes do evento e registro. Contaremos, ainda, com os espaços do Colégio da Frontera Norte, do Colégio de Chihuahua e do Telón de Arena, grupo de teatro e associação civil que coloca à disposição seu espaço e seu aparato logístico para a realización do evento, em co-produção com Triskel Artes Escénicas e Candileja Producciones. María Sánchez, investigadora teatral vinculada ao The Magdalena Project desde 2004, colabora essencialmente na la organización del Magdalena3: Reinvenciones.  

O evento é auto-gestionado, posto que, não contamos com fundos de apoio financeiro para sua realização e se realiza graças ao interesse daqueles que irão participar do Encontro.

 

Responsável do evento: Ileana García Luján / Informações: ileana.garcia.lujan@gmail.com

Co-produção: Triskel Artes Escénicas  – Candileja Producciones – Telón de Arena

Colaboração: Universidade Autônoma de Cidade Juarez

Download the posters:

AttachmentSize
Image icon Cartel-1-web.jpg274.82 KB
Image icon Cartel-2-web.jpg305.35 KB
Image icon Cartel-3-web.jpg354.8 KB
Posted by: